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Facilitação de Planejamento Estratégico (OPS) – Ericsson

Facilitação de Planejamento Estratégico – Ericsson

Demanda

Instituído a partir de uma alteração de modelo de atuação com alcance mundial, o Global Service Center México, um dos quatro grandes centros mundiais de suporte ao cliente em implementação pela Ericsson a partir de 2009, solicitou apoio da mhconsult para facilitar o seu processo de Planejamento Estratégico com foco no triênio 2012/2015.

Solução

Facilitação de Planejamento Estratégico (OPS) – O cenário da implementação dessa unidade global contempla fatores extremamente diversificados, desde aspectos de infraestrutura até a admissão e qualificação de alguns milhares de profissionais de telecomunicações para operar o Global Center nos altíssimos padrões exigidos pela indústria de telecomunicações.

O atendimento ao cliente demandou duas etapas realizadas no seu site na Cidade do México, além de processamento de informações nos escritórios da consultoria.

Daí resultou um ‘blue print’ não só das prioridades estratégicas do GSC para os próximos anos, mas também uma clara agenda das ações e responsabilidades dos principais departamentos necessárias ao atingimento dos objetivos do Centro nos anos cobertos pelo plano estratégico trienal.

A sequência de etapas que deve ser observada nesse e em outros projetos similares segue o abaixo descrito:

• Diagnóstico feito à distância e definição do escopo do projeto, além do compartilhamento da percepção do contexto atual com participação direta do ‘top executive’ da unidade
• Definição/ revisão da visão, missão e valores do GSC Mexico
• Identificação dos principais objetivos estratégicos
• Desenho de um primeiro esboço das estratégias
• Apresentação do esboço da One Page Strategy para a diretoria do GSC Mexico e posteriormente para o management team
• Preparação do esboço final da One Page Strategy
• Apresentação da One Page Strategy e encontro com os líderes de linha
• Análise e comentários dos líderes de linha
• Workshop One Page Strategy com os líderes de linha
• Desenhar a One Page Strategy final
• Desenho e implementação dos instrumentos de controle
• Reuniões trimestrais de acompanhamento