Soluções mh

Resultados com pessoas
AssessmentConsultoria em RH

Assessment

Consultoria em RH

Uma leitura da pessoa por vários ângulos: conhecer seu perfil de traços e competências e seu potencial de crescimento e desempenho (360 graus).

Para que?

Contribuir para o alinhamento das capacidades das pessoas com os diferentes desafios da organização, possibilitando o melhor aproveitamento do potencial humano.

O que é?

Sistema composto por múltiplas técnicas e instrumentos de avaliação que possibilita a análise de uma pessoa sob diferentes ângulos. O Assessment permite a identificação de fortalezas e gaps, fornecendo subsídios para o processo de desenvolvimento do individuo e da organização, bem como para apoiar processos de seleção, promoção, identificação de potenciais, e planos de carreira e sucessão.

Metodologia

Os Assessments são desenhados levando em consideração a realidade e as expectativas de cada cliente, adequando as técnicas e instrumentos a serem utilizados ao objetivo da avaliação e ao nível de complexidade das pessoas e/ou cargos.

A estrutura de trabalho pode envolver entrevista estruturada, entrevista por competência, feedback, atividades em grupos, testes e avaliação 360 graus conduzidos eletronicamente.

A experiência comprova que este modelo tem-se mostrado prático e eficiente. Os feedbacks dos participantes são muito positivos e empresa e pessoa obtêm um amplo espectro de percepções, que são oportunamente utilizadas, sobretudo, em planos de desenvolvimento e em processos de promoção a funções de liderança.

Benefícios

• Permite conhecer o perfil de traços e competências, potencial de crescimento, fortalezas e gaps das pessoas e equipes
• Avalia compatibilidade entre as competências individuais e da organização, identificando potencialidades e gaps como subsídios para a definição de planos de desenvolvimento coletivo e/ou individuais
• Contribui para o alinhamento das capacidades das pessoas com os diferentes desafios da organização, possibilitando o melhor aproveitamento do potencial humano
• Instrumentaliza a empresa para atuar de maneira planejada com seus recursos humanos: desde o processo de captação – de analistas a executivos – gestão do desempenho, PDIs, carreira e sucessão
• Facilita ao individuo reconhecer e avaliar suas fortalezas e seus gaps vistos de forma isenta e imparcial, bem como desenvolver estratégias de potencialização de pontos fortes e controle de gaps assim maximizando seu desempenho