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Avaliação 360 GrausConsultoria em RH

Avaliação 360 Graus

Consultoria em RH

O desempenho individual e organizacional pode ser aperfeiçoado por meio de um processo sistemático de comunicação entre líderes e liderados, focalizando competências e o desempenho no trabalho.

Para que?

Fornecer uma base sólida que apoiará o desenvolvimento e o desempenho gerencial do avaliado, reforçando seus pontos fortes e favorecendo o desenvolvimento de competências e comportamentos demandados pela organização.

O que é?

Processo de mapeamento comportamental, cuja denominação 360º se deve ao fato de um mesmo empregado ser avaliado pelos que o cercam e com os quais se relaciona no ambiente de trabalho, sejam superior imediato, pares, clientes internos e subordinados, além da própria auto avaliação. Tal processo possibilita uma perspectiva ampla em relação à atuação e ao desenvolvimento do profissional mapeado.

Metodologia

Os Modelos de Avaliação 360º são desenhados levando em consideração a realidade e às expectativas de cada cliente, envolvendo de um modo geral:
• Planejamento do Projeto
• Entrevista de Entendimento do Negócio
• Entrevistas e Workshops de Eventos Comportamentais
• Elaboração e Validação do Perfil de Competências
• Definição das Escalas de Atributos / Comportamentos que expressam a Competência
• Construção do Modelo de Avaliação de Competências e Sistema Eletrônico de Apoio
• Capacitação dos Usuários (Avaliadores e Avaliados)
• Processo de Avaliação / Mapeamento das Competências /Análise e Consolidação dos Resultados
• Elaboração de relatórios individuais/ grupos definidos
• Análise / Consolidação das Avaliações em regime de Comitê
• Relatórios e devolutivas a RH e/ou Diretoria
• Devolutivas individuais (opcional)
• Vinculação com desempenho / atingimento das estratégias e metas da empresa (aderente à missão, visão de futuro, valores e competências do negócio)

Benefícios

• Promover autoconhecimento
• Identificar as necessidades e prioridades de desenvolvimento e padrões para planos de carreira
• Alinhar dos comportamentos individuais aos valores organizacionais
• Feedback estruturado e objetivo
• Assegurar melhor aproveitamento do capital humano