Soluções mh

Resultados com pessoas
One Page Strategy – Facilitação de Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico

One Page Strategy – Facilitação de Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Organizando as principais estratégias do negócio em uma única página.

Para que?

One Page Strategy é um processo que dá foco às ações da organização canalizando discussões e conclusões sobre o planejamento estratégico em uma única página, evitando o emaranhado burocrático que habitualmente caracteriza o planejamento. O uso do processo OPS estimula o comprometimento da organização para com a execução prioritária de projetos e ações-chave para o alcance das metas empresariais.

O que é?

Aplicada pela mhconsult há alguns anos no Brasil e no exterior, essa metodologia é largamente utilizada por empresas multinacionais de grande porte, e fundamentada no desenvolvimento original realizado pela EFQM – European Foundation for Quality Management.

Metodologia

• Revisão ou reiteração da Visão, Missão e Valores Organizacionais
• Análise individual das disciplinas do negócio (diagnóstico)
• Análise SWOT ou workshop “Estratégia do Oceano Azul”
• Análise e alinhamento dos ‘fatores habilitadores’ atrelados às estratégias
• Mapeamento dos fatores críticos de sucesso e definição dos KPI’s com base no modelo do BSC (Kaplan & Norton)
• Definição do ‘Agenda Executiva’ canalizando os projetos-chave para o período do plano (usualmente, um ano + dois)
• Apresentações das ‘Agendas Departamentais’
• Exercício “Buscando o Foco” (consolidação da estratégia em uma única página)
• Desdobramento para demais níveis organizacionais
• Processo de acompanhamento estruturado
• Suporte conceitual em “Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins”, ‘A Estratégia em Ação – Kaplan & Norton’, e ‘A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne’

Benefícios

• Concentrar o foco da organização nas questões mais relevantes para o negócio
• Identificar ‘alavancadores’ específicos para provocar as mudanças necessárias
• Definir um número limitado de indicadores essenciais que traduzam de fato o sucesso da estratégia
• Geração de uma agenda executiva que efetivamente suporte a direção estratégica