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Pesquisa de Clima OrganizacionalConsultoria em RH

Pesquisa de Clima Organizacional

Consultoria em RH

Um imperativo da perenidade organizacional é construir um ambiente de alto desempenho por meio do engajamento das pessoas frente aos objetivos e estratégias de negócios da organização.

Para que?

Identificar os aspectos que têm contribuído ou prejudicado as empresas no engajamento das pessoas frente aos seus objetivos e estratégias de negócios. Mensurar a percepção que as pessoas que trabalham na empresa têm das políticas, práticas, ambiente interno e das relações humanas. Orientar a priorização das ações de melhoria pós-pesquisa, bem como dos planos de ação oportunamente desenvolvidos.

O que é?

O clima interno das organizações é fator crítico de sucesso.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta que possibilita às empresas conhecer a percepção coletiva que os colaboradores têm em relação às políticas, práticas, gestão, ambiente interno e relações internas. Tal identificação viabiliza o planejamento de ações que ampliem os aspectos positivos e solucionem os pontos críticos, resultando em melhoria do ambiente, e consequentemente, dos resultados da empresa.

Metodologia

A Gestão de Clima Organizacional é um processo contínuo composto por três etapas: Diagnóstico do Clima Organizacional, Análise e Planejamento de Ações de Melhoria, Implantação e Monitoramento das Ações.

A mhconsult atua nas etapas I e II. E cada uma delas é composta por diversas atividades:

Etapa I – Diagnóstico do Clima Organizacional
• Definição das diretrizes para aplicação da pesquisa: premissas, dimensões a serem avaliadas, abrangência, cronograma
• Elaboração e validação de questionário e estratificação dos resultados da pesquisa
• Configuração do sistema
• Reunião de lançamento do projeto, envolvendo as partes interessadas, para apresentação das do processo e planejamento das próximas etapas
• Suporte no processo de divulgação e comunicação
• Aplicação da pesquisa
• Coleta e processamento dos dados
• Acompanhamento adesão
• Análise dos resultados e elaboração de Relatórios
• Apresentação e Análise dos Resultados Gerais

Etapa II – Análise e Planejamento de Ações de Melhoria (opcional)
• Suporte e condução de workshops para apresentação e análise dos resultados e planejamento das ações de melhoria

Benefícios

• Resultados quantitativos e qualitativos. Base objetiva de informações para orientar ações de melhoria
• Definição e priorizar do foco das ações de melhoria e, por conseguinte, investimento direcionado
• Credibilidade. Engajamento de colaboradores e lideranças. Evolução na gestão do clima organizacional